Translate

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Conheça um pouco do Museu Sacaca


Oficialmente, Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca, o Museu Sacaca é uma instituição cultural e científica localizada na cidade de Macapá. Subordinado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), o órgão é responsável por fomentar e divulgar a produção científica e tecnológica local.
 
Estátua de Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca
Foi inaugurado em 1997, com o objetivo de promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, alcançando os saberes científico e popular dos povos amazônicos, além de divulgar as pesquisas realizadas pelo Iepa, por meio de exposições e atividades didáticas.
 
O Barco Regatão é uma atração muito visitada
O Museu chama a atenção pelo seu circuito expositivo a céu aberto, construído com a participação das comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e produtoras de farinha do Estado.

Reprodução da vida ribeirinha

O circuito expositivo é composto pela Casa dos Índios Waiãpi, a Casa dos Índios Palikur, o Barco Regatão, o Sítio Arqueológico do Maracá, a Praça do Pequeno Empreendedor Popular, a Praça do Sacaca, a Casa da Farinha, a Casa da Fitoterapia e a Casa dos Ribeirinhos.
 
As casas indígenas são retratadas no museu
O rio que corta o terreno serve para a criação de peixes da região e estudos sobre recursos hídricos e potencial pesqueiro.
 
O rio corta o terreno onde fica o Museu
 Por Érica Favacho - Texto e Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário